quinta-feira, maio 08, 2008

Paralelos delitos



Ele... ...no cume da sua vulgaridade, soletrou-a campo árido, devastada por ventos sem norte. Talvez por isso, enrolou um cigarro na erva dos dias, interrogou-se do porquê do papel, do seu papel, grosseiramente alargado nas margens que colou com a saliva da memória. Salina. Fumou-a numa ânsia de posse. Também numa ânsia de morte. Jugo, carrasco e presa numa só inspiração e numa só noite, numa só nuvem, expirada. Contudo, em segredo, escondeu os seus restos de cinza, numa pequena caixa de dvd. Não fosse um dia a querer rever. Rasgou sem ler as cartas que ela lhe escrevera e por uma enviada, as fez nada.Fada ou negra visão já ninguém sabia. O nevoeiro a tinha levado.





Ela... suou-o. Suou-o por todos os poros arquipélagos do seu ser, por todas as ilhas inventadas por ele no seu corpo côncavo.Num arrasto de malas de porão contra o cais, suou-o pela pele, pelos olhos e numa revolta contra o vento, descoseu os botões das casas e pregou-os nos seus olhos d'água. Não mais me navegarás. Adormeceu 100 luas.Quando o soar do trompete irrompeu, lúcido e veemente, anunciando o amanhecer,
o mar de lava que a percorreu acalmou as sereias das suas células fêmeas. Já não pertences ao meu reino e eu já não sou uma estrela no teu.Rogo-te a escuridão do desconhecimento, do vazio em mim.


E por muito que eu, contadora desta história tivesse pedido a ambos um "low profile", o mesmo me foi negado. Em vão os tentei convencer de que o tom surrealista e melodramático já estava fora de uso, na normalização europeia dos concretos da vida.


Ele virou-me as costas. Ela, abriu um livro e apontando para a página 46, me deixou ler: "as ideias, todos sabemos, não nascem na cabeça das pessoas. Começam num qualquer lado, são fumos soltos, tresvairados, rodando à procura de uma devida mente."

Desisti. Tinha sido eu própria a oferecer-lhe o livro de Mia Couto.

59 Comments:

Blogger O Lápis said...

Pedimos desculpa se não deixamos comentários nos vossos posts...visitamos-vos e quando clicamos para deixar comentário, a janela não abre (esperamos que seja um problema temporário)


Um beijo e obrigada pela vossa visita, pelas vossas palavras e pelo vosso carinho.


Luzia & Vanda

sábado, maio 10, 2008 5:02:00 da tarde  
Blogger O Lápis said...

Frioleiras,


Maio é o mês das flores (essas orquideas rosa carmim são uma delicia!) e das horas mágicas no céu (o anoitecer dos fotografos)!

beijinhos

sábado, maio 10, 2008 5:04:00 da tarde  
Blogger Isa e Luis said...

Olá,

É um prazer pousar e repousar no vosso recanto.

Um maravilhoso fim de semana

beijinhos

Isa

sábado, maio 10, 2008 7:38:00 da tarde  
Blogger Lola said...

Lápis (Luzia & Vanda),

Extasiada com a simbiose entre o texto e as imagens.

Se a perfeição existe...

Intenso.

Entranha-se em nós pelos olhos, pelos poros, num percurso inverso ao do suor.

Belo.

Beijos às duas.

domingo, maio 11, 2008 7:37:00 da tarde  
Blogger JPD said...

O relato de um desencontro muito bem conseguido pela sobriedade da construção.

Muito adequadamente ilustrado.

A ressalva surreal pareceu-me excessiva.

a citação do Mia Couto selou a cumplicidade entre os três personagens: entre o narrador e ele... e ela...

domingo, maio 11, 2008 10:42:00 da tarde  
Blogger rv said...

q apetecível, dá vontade de vêr e ficar a saborear cada pedaço de letra e risco!

mts parabéns pela facilidade com q encantam,

:)

terça-feira, maio 13, 2008 4:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gostei muito deste post :) beijinhos às meninas.

sexta-feira, maio 16, 2008 11:47:00 da manhã  
Blogger Daniel Aladiah said...

Também é poesia...
Um beijo
Daniel

sexta-feira, maio 16, 2008 9:32:00 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

(... deixa-me cá seguir o rumo dos comentários para que não se diga que sou a ovelha ranhosa... )

Adorei o texto e amei os desenhos. beijinhos às duas (são duas?!) e um ótimo* fim de semana!


* que coisa tão pouco estética à vista. Talvez quando os dois olhos ficarem bem abotoados não se dê por nada...

sábado, maio 17, 2008 10:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Texto muito rico, com uma grande envolvente das palavras, que nos dá uma perpectiva diferente de ver o que nos rodeia!
Desejo-lhe tudo de bom!
Bjs

domingo, maio 18, 2008 8:50:00 da manhã  
Blogger APC said...

Um texto sobre o desncontro fabulosamente construido.
Um beijo

quinta-feira, maio 22, 2008 5:49:00 da tarde  
Blogger Eme said...

d o l o r i d o

está na altura de descoser os botões, verter o pranto da última saudade,do último lamento e renascer estrela num outro reino qualquer apetecível e merecido.

beijo para ti

sábado, maio 24, 2008 11:57:00 da manhã  
Blogger O Profeta said...

Sou!? Serei apenas um desalinhado?
Pensador fugitivo ao agreste sonho
Uma pedra pensante no meio da ilha
Meio Homem, meio Arcanjo, um ser bisonho


Boa semana

segunda-feira, junho 16, 2008 10:08:00 da manhã  
Blogger Cadinho RoCo said...

Ao costurar das palavras ele olho água ela num enrêdo mágico.Mas ele já não está mais no reino dela que trancou a casa com linha de aço e agulha flexível, mas resistente, muito resistente.
Cadinho RoCo

terça-feira, junho 24, 2008 1:49:00 da manhã  
Blogger Frioleiras said...

Um abraço pela visita!

bjnhs
da
Frioleiras........................................................

quinta-feira, julho 10, 2008 12:40:00 da manhã  
Blogger Nuno de Sousa said...

Um belo texto, escrito com saber, gostei bastante. Parabéns.

Obriado pela sua visita e o que escreveu no meu blogue.

Bjs
Nuno de Sousa

quinta-feira, julho 10, 2008 10:35:00 da tarde  
Blogger notyet said...

Da visita a um dos cantos do meu sitio, colhi o teu comentário que agradeço. O texto não é meu e não foi removido por esquecimento.
Aqueles blogs estão inactivos. Servem apenas de ensaios.
No principal, arquivo as minhas loucuras para memória futura, se me obrigarem a voltar cá.
Com tanto comentário aos vossos textos,é dificil ser criativo.
Gostei. Acho que o vosso lápis não voa só, anda em esquadrilha e não apenas de grafite, tem hangar colorido.

sábado, julho 12, 2008 7:55:00 da tarde  
Blogger vieira calado said...

obrigado pela visita ao meu blog de astronomia.
Sendo como diz, apareça sempre!
Bom fim de semana.

sábado, julho 12, 2008 9:57:00 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
agarrado, fiquei . . .
,
conchinhas,
,
*

sábado, julho 12, 2008 10:13:00 da tarde  
Blogger Olinda said...

belíssimo. :-)

segunda-feira, julho 14, 2008 3:19:00 da tarde  
Blogger O Árabe said...

Belo blog, amigas. Meus sinceros parabéns! :)

segunda-feira, julho 14, 2008 6:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MAs que lindo post. Adorei.
Obrigada.

segunda-feira, julho 14, 2008 9:17:00 da tarde  
Blogger f@ said...

eSTOU NAS NUVENS AQUI NO TEU BLOG... QUE MARAVILHA.. Lápis em mãos de fada brilhante os textos e oa teus trabalhos.... Infinito talento e criatividade... adorei e vou voltar com + tempo para ver tudo.... e se me dás licença vou levar o teu link para as nuvens...
parabéns e obrigada por me teres visitado beijinhos das nuvens.....

terça-feira, julho 15, 2008 4:27:00 da tarde  
Blogger mdsol said...

olá lápis (gosto do nick)
Gostei da visita lá! Gostei muito da visita aqui. Para voltar mais vezes.
:))

terça-feira, julho 15, 2008 4:28:00 da tarde  
Blogger prafrente said...

Meninas inspiradas...e inspiradoras.

De Mia Couto apenas conheço uma entrevista que deu a uma televisão portuguesa.Vi alguns dos seus livros numa livraria.Folheei-os...e gostei.

Que a inspiração nunca vos falte.

terça-feira, julho 15, 2008 7:48:00 da tarde  
Blogger Duarte said...

"LÁPIS"
Chamou-me poderosamente a atenção porque colecciono este magnifico instrumento de desenho, que ademais utilizo para escrever, pode-se safar!
Assim é, tenho uma grande colecção de todo o mundo, por marcas, e do tipo comercial; museus, cidades, monumentos, empresas, etc.

Quanto ao blog, gostei muito, é original. Voltarei

terça-feira, julho 15, 2008 11:59:00 da tarde  
Blogger Licínia Quitério said...

Gostei de te ver nos meus Sítios. Este texto e fotos são um soco na garganta. Um saboroso soco. Para quando novo texto?

Beijinho.

quarta-feira, julho 16, 2008 2:58:00 da tarde  
Blogger Maite Martín-Camuñas said...

Bonito poema el del humo, aunque leí muy mal y seguro que conociendo bien el idioma resultará estremecedor.
Mis mejores deseos de felicidad para tí.

quarta-feira, julho 16, 2008 6:50:00 da tarde  
Blogger BC said...

Só agora pude vir fazer-te uma visita de agradecimento,apesar de ter deixado comentário no meu blog.
Há mutito que não aparecias, não sei se irás ver este comentário, mas vai aparecendo.
Gostei muito do texto, lá para as minhas cidades são mais poemas, mas
de vez em quando aparecem outras novidades.
BEIJOCAS E SORRISOS DA MINHA CIDADE

quinta-feira, julho 17, 2008 8:00:00 da tarde  
Blogger anad said...

Um bom texto. Gosto tanto de voltar aqui.
Um abraço
Anad

segunda-feira, julho 21, 2008 11:28:00 da manhã  
Blogger José Pires F. said...

Excelente este conto ilustrado, um todo que aplaudo.
Para além de muito bem escrito é, em todos os momentos, de uma imaginação fantástica.

Adorei.

Abraços.

terça-feira, julho 22, 2008 8:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Poderoso texto.
parab�ns.

quinta-feira, julho 24, 2008 3:17:00 da tarde  
Blogger Leonor said...

é um texto dificil. bem escrito rico em metaforas. contudo dificil.
mas gostei. bastante
beijinhos

quarta-feira, julho 30, 2008 7:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

texto em sintonia perfeita com as imagens. excelentes, ambos.
gostei de afincar olhos e garras nas ideias peregrinas que te acharam, disponível para com elas organizares os retalhos de uma história que é uma espécie de avesso dos bordados delicodoces.

marradinhas amistosas desta felina demasiado atarefada.

domingo, agosto 03, 2008 6:15:00 da tarde  
Blogger mdsol said...

Que bom vir aqui ter! Começa pelo título: gostei logo. Criativo e simbólico!
Muito bom gosto.
:)

terça-feira, agosto 05, 2008 1:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apenas para deixar um grande abraço!
Tudo de bom.

terça-feira, agosto 05, 2008 11:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bom o seu blog....tem textos excelentes...quando encontrei, fiquei um tempão lendo suas postagens...me prendeu realmente a leitura...tem um selo dedicado a você no mural do meu blog...estou aguardando novas postagens..

sexta-feira, agosto 08, 2008 4:23:00 da manhã  
Blogger Carla said...

Mia Couto...um contador de histórias de encantar!
beijos

quinta-feira, agosto 14, 2008 5:29:00 da tarde  
Blogger TuCrias said...

Obrigada pela visita!

Seus textos são bem interessantes. Visitarei mais vezes!

terça-feira, agosto 26, 2008 1:07:00 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

roubei a fantástica ilustração.



genial.


beijo.

domingo, agosto 31, 2008 6:12:00 da tarde  
Blogger Caçadora de Emoções said...

Vanda,
Vinha agradecer-lhe a visita ao meu Refúgio. Depois, o seu espaço cativou-me, e vai-me fazer voltar.
Este texto está muito bem conseguido... Parabéns!

Um sorriso :)

segunda-feira, setembro 01, 2008 1:26:00 da tarde  
Blogger bsh said...

Belíssimo blog.

Mia Couto tem uma obra impressionante. Toda ela tem significados que desejam ser revelados.

Maravilhoso.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

segunda-feira, setembro 01, 2008 8:39:00 da tarde  
Blogger renard said...

Muito bom! Muitíssimo bom mesmo. Deixaram-me de boca aberta com a qualidade da vossa escrita e com i uso metafórico no real.

Extraordinário!

Parabéns!

Beijos

terça-feira, setembro 02, 2008 10:41:00 da tarde  
Blogger Susana Júlio said...

Textos e desenhos espectaculares...que fabulosa junção a vossa! :)

quarta-feira, setembro 03, 2008 2:15:00 da manhã  
Blogger Heduardo Kiesse said...

bela coreografia em palavras!!!

:-)

quarta-feira, setembro 03, 2008 10:55:00 da manhã  
Blogger pianistaboxeador21 said...

Texto sublime e imagens simplesmente fascinantes.
Estou impressionado.

Beijos,

Daniel

quarta-feira, setembro 03, 2008 11:26:00 da manhã  
Blogger Marcia Barbieri said...

Adorei seu blog.
Escreves muito bem e as imagens "surreais" são lindas.

Vou voltar,

Beijos,

Márcia.

quarta-feira, setembro 03, 2008 11:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, setembro 05, 2008 11:47:00 da tarde  
Blogger O Lápis said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, setembro 06, 2008 1:36:00 da tarde  
Blogger O Lápis said...

Sr.Anónimo

Não verá aqui publicado o seu comentario politico/social.


Além deste espaço não ser apenas meu, nao será certamente o adequado para as suas considerações.

sábado, setembro 06, 2008 2:38:00 da tarde  
Blogger Moderno said...

Bem me pareceu que havia engano na etiqueta.

Não será Lápis-Borracha?

Beijinho para uma linda menina

domingo, setembro 07, 2008 5:12:00 da tarde  
Blogger Gasolina said...

Fico contente de teres feito um traço até à Árvore. Assim fiquei com o caminho marcado para te/vos descobrir.

Palavras puras. Gosto.
Imagens rasgadas. Gosto.

E ideias. Tenho muitas, aprisiono-as dentro de mim. Talvez devesse abotoar os olhos e a boca. Mas também amarrar as mãos.

Um abraço

segunda-feira, setembro 08, 2008 11:55:00 da tarde  
Blogger Marcia Barbieri said...

É um dos melhores textos que já li, amei mesmo, me senti uma péssima escritora. As ilustrações são divinas, não sei classificá-las, mas amei.
Parabéns mesmo!!!!!

terça-feira, setembro 09, 2008 12:35:00 da tarde  
Blogger Cadinho RoCo said...

Ilustrações e textos num sincronismo encerrado em diálogo não menos mágico saboroso instigante.
Cadinho RoCo

domingo, outubro 26, 2008 10:03:00 da tarde  
Blogger [A] said...

trick or treat?

sexta-feira, outubro 31, 2008 11:57:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Gostei...tomarei a liberdade de ir passando pelo seu blog para ver as novidades

bom domingo

carla

http://www.arte-e-ponto.blogspt.com

domingo, novembro 16, 2008 3:52:00 da tarde  
Blogger APC said...

Constato que por aqui há conteúdo. E palavras bem escritas.
Beijos às duas

terça-feira, novembro 18, 2008 9:44:00 da manhã  
Blogger f@ said...

FELIZ ANO NOVO…
Beijinho infinito das nuvens

quarta-feira, dezembro 31, 2008 11:24:00 da tarde  
Blogger Maria Papoila said...

Adorei passar e escutar :)...

terça-feira, agosto 28, 2012 11:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home