sábado, julho 01, 2006

O homem que caiu ao mar

Quando o homem caiu e mergulhou, perdendo-se na profundidade das coordenadas, sentiu dentro dele a felicidade de não pertencer a lado nenhum e em nenhum cais existir uma amarra que o prendesse à terra.

Quando o homem se perdeu dentro do mar que o engoliu, dançou com sereias enlaçado a si mesmo e fundiu-se no canto do Adamastor que era a sua dor...trocou passado por presente e presente por futuro, soluçou no acorde de um beijo de areia, sem o hálito fresco da corrente.

Quando o homem caiu ao mar não ouviu o grito dos outros, a água envolvente protegeu-o de outras vidas, dando-lhe a bênção do esquecimento da sua.
Não ouviu gritos nem acenos viu, festejou sozinho os bancos de coral que lhe feriram o corpo e celebrou de um trago as estrelas que ateavam o fogo em que ardia.

Encontrou meninos que se pareciam ligeiramente com a criança que ele já tinha sido e com esses meninos de mar, chorou todos os pesadelos que tinha escondido em búzios.

Segredou tristezas tecidas em cordões umbilicais e mastigou irónico outros destinos.

Na ânsia de uma valsa com os peixes, espalhou fragmentos de plâncton pelo seu corpo,tentando domar os cavalos marinhos que o galopavam.

Quando, por fim, outros homens o conseguiram trazer para terra e fazê-lo respirar, o homem estremeceu de frio e vomitou na areia os demónios de sal que esculpira, a besta de pedra que o levara ao fundo.



26 Comments:

Blogger Vanda said...

Zuli, hoje para mim é noite de Natal :)

(sim, porque o Natal é tb quando uma mulher quiser)

Adoro o teu lápis...incontrolável :)

adoro essa tua forma de ser, bonita e solta, entregando-se por completo aos outros! :)

Um beijo enooooorme de cumplicidades várias e de votos de grandes sucessos futuros!!

Tu mereces!

Tua companheira de navegação (presa a ti pelo cabo da vida)

Van

sábado, julho 08, 2006 3:48:00 da manhã  
Blogger Vanda said...

falta um link importante: o teu!!

assim nãp brinco mais contigo :))

sábado, julho 08, 2006 12:33:00 da tarde  
Blogger Medusa Azul (Zuli) said...

hehe!! Feliz Natal Van!!!!!

assim deixas-me comovida.. snif! ;))

e eu acho tudo isso de ti.. mas a dobrar!!! a triplicar!!! :))

desejo-te uma graaande viagem.. com estas asas e com todas as outras.. vida fora! sempre a abrir! sempre com a tua força e juventude. és uma Mulher com "m"... Gigante!!!

retribuo os votos... porque TU...NÓS merecemos!!! e o nosso lápis também né? :))))

beijos grandes

Zuli

sábado, julho 08, 2006 12:54:00 da tarde  
Blogger Vanda said...

ando a espalhar por aí que o homem voltou a cair ao mar ;)) será que o vão descobrir?????? ;))


beijos abraços tribais a caminho da praia!!! :)

Van

sábado, julho 08, 2006 1:34:00 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

descobri!!!!!!!!!!!!!!!!!!




e não vou resgatá-lo.


caiu e muito bem!


beijo VAn...

sábado, julho 08, 2006 6:12:00 da tarde  
Blogger pb said...

prontos ok, já descobri o homem que caiu ao mar, pensei que fosse outra coisa, um certo comandante.... beijos e felicidades, van

sábado, julho 08, 2006 9:49:00 da tarde  
Blogger Rui said...

Andava eu a navegar neste imenso nosso mar quando, ao longe, cai o homem ao mar. Não leva colete de salvação e ninguém grita por socorro. Tinha estátuas de sal para moldar e isso só se faz sem ajudas.

Feliz Páscoa, que também é quando nós quisermos. E beijos, que vocês merecem.

sábado, julho 08, 2006 11:17:00 da tarde  
Blogger Miguel Baganha said...

Será o novo homem??? Talvez...será que ele foi salvo?...acho que não.
Quanto a mim, prefiro viver mergulhado na profundidade das coordenadas...

Parabéns pela simbiose das palavras e desenhos!
Adorei!!!

Bjinhos para a Star Van e serpentita Caravagística...

segunda-feira, julho 10, 2006 3:18:00 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

(e eu que não andava a perceber nada dessa história do homem que caiu ao mar... lololol)

Pois, parabéns!!! Pela história, pelas imagens!

segunda-feira, julho 10, 2006 4:02:00 da tarde  
Blogger alice said...

linda amiga minha,

eu pensava que o homem tinha caído ao mar no teu blog e andava à procura de um novo post e realmente não desconfiei que seria um novo blog, está fantástico e agradeço o link que colocaram para mim, muito queridas, estou comovida

beijos imensos para ti e tuas amigas participantes

alice

(quem é o lápis?)

segunda-feira, julho 10, 2006 4:35:00 da tarde  
Blogger [A] said...

agora lembrei-me daquela série O Homem da Atlântida!!!rs....

terça-feira, julho 11, 2006 8:25:00 da tarde  
Blogger Vanda said...

beijo para ti, Lápis incontrolável!!!

;)

terça-feira, julho 11, 2006 9:37:00 da tarde  
Blogger Medusa Azul (Zuli) said...

pois, beijo para o Lápis... indisciplinado! ;)

:)

terça-feira, julho 11, 2006 10:07:00 da tarde  
Blogger Luna said...

Simplesmente faboloso
beijos

quarta-feira, julho 12, 2006 9:10:00 da tarde  
Blogger lena said...

ao som de uma valsa entrei no mar e fui sentar-me ao lado do homem que caiu ao mar, partilhei com ele esse amor que me liga ao mar, tive as mesmas sensações que ele,

o homem voltou, consegui-o vir para terra

eu fiz do mar a casa onde quero morar


o texto está magnífico, parabéns

a mensagem passa muito bem, sem pesadelos...

um doce beijo meu, porque adorei

lena

quinta-feira, julho 13, 2006 9:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Abismo para que te quero se já tenho de ti o outro?
Aquele que te reflete nas mais puras águas do alucinio
Para que quero das tuas entranhas o que já não como?
Se já trago entranhado no corpo o teu vómito
O mesmissimo amargo cheiro em que me afogo
O hálito em que me embriago nas ausências da mente
Quando percorro teus vales e ventres de despojo"
beijo e bom fim de semana

sexta-feira, julho 14, 2006 10:04:00 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

Gostei muito deste conto e do enquadramento cénico do post. Quanto mais simples são, mais belos se tornam.

sábado, julho 15, 2006 12:56:00 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... depois de expulsos os demónios de sal, das suas entranhas, o homem prometeu a si mesmo que nunca mais esculpiria bestas de pedra. Dali (salvador e mestre!) em diante, dedicar-se-ia à escultura de sereias em mármore. Se elas o arrastassem para o fundo, do mal o menos; sabia que as sereias cantavam bem, beijavam melhor e no fim, podia deliciar-se com um belo rabo grelhado...

domingo, julho 16, 2006 3:27:00 da tarde  
Blogger Rui said...

...ou com um polvo à lagareiro.

domingo, julho 16, 2006 7:16:00 da tarde  
Blogger Alberto Oliveira said...

... regado com um vinho de boa memória. A marca?. Passou-me; ficou a cor e o paladar e o do néctar...

domingo, julho 16, 2006 10:40:00 da tarde  
Blogger Vanda said...

:-O um belo rabo de sereia à lagareiro??? :-D

-com batatinhas a murro??? :))

-quanto ao néctar...Tinto ou branco?? cheio senhores, cheio!!! :))


Beijos :))

Van

segunda-feira, julho 17, 2006 12:29:00 da manhã  
Blogger Guilherme F. said...

Admito que passei por acaso mas demorei os olhos neste texto. Simples mas cheio de sentimentos. Muito bom.
Bjs

segunda-feira, julho 17, 2006 6:53:00 da tarde  
Blogger Luigi said...

Ora aqui está um texto cujo tema me transmite um sentimento familiar :)
Consigo imaginar, sentir perfeitamente aquilo que descreveste logo só posso dizer que está muito bom :)
beijinhos

terça-feira, agosto 08, 2006 8:26:00 da tarde  
Blogger Diafragma said...

Olá Vanda,
Desculpa aparecer aqui fora do contexto mas não há mail para responder aos teus comentários e eu não gosto de dialogar no Blog.
Já vi que este é um novo, para al~em do que te conhecia, o Over & Out, e desde já vos desejo uma boa viagem pela blogosfera!.
Quanto aos teus simpáticos comentários, queria agradecer-te e dizer-te que foste A ÚNICA pessoa a ver o raio do FIO em frente à Biblioteca !! :))

domingo, setembro 10, 2006 5:34:00 da tarde  
Blogger Claudia Sousa Dias said...

Maravilhoso texto, lápis.


Parabens.


CSD

segunda-feira, março 17, 2008 11:30:00 da manhã  
Blogger Sr do Vale said...

Dependendo das palavras jogadas em nossas caras, haverá uma reação ou não, o que seria ruim a indiferença.
Lápis, lógicamente você já pegou o tom e pode cantarolar PSIQUE, e pode até convidar Medusa e Vanda.
Através das palavras vim conferir, e de cara já deu pra perceber que estou em um campo fértil.

Estou apenas chegando a sua casa, aos poucos vou conhecendo os comodos.
abraços.

quarta-feira, setembro 03, 2008 12:18:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home